São Paulo recebe maratona de atividades para conscientizar população sobre importância de práticas sustentáveis

02/06/2012 - 18h09

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

 

São Paulo – A cidade de São Paulo será palco hoje (2) e amanhã de centenas de atrações que, por meio da arte, da cultura e do lúdico, pretendem chamar a atenção das pessoas para o tema sustentabilidade. A Virada Sustentável, que está em sua segunda edição, levará ao público atividades gratuitas como filmes, exposições, oficinas, peças de teatro e shows de música. Biodiversidade, água, mudanças climáticas, mobilidade urbana, consumo consciente, qualidade de vida e cidadania serão alguns dos temas abordados.

De acordo com André Palhano, um dos organizadores do evento, a Virada Sustentável, este ano, teve o intuito de ampliar as atividades também na periferia. “Além dos grandes parques, praças e centros culturais, conseguimos nesta edição levar a Virada Sustentável para os bairros periféricos. Com esta distribuição, teremos um evento ainda mais democrático”, disse. A primeira edição do evento, que ocorreu em 2011, reuniu mais de 500 mil pessoas em 482 atrações distribuídas em 78 espaços. 

Entre os destaques da programação de 2012 está o Pimp My Carroça, atividade que será feita por grafiteiros no Vale do Anhangabaú. A intenção é melhorar a estrutura dos carrinhos dos catadores de recicláveis, com instalação de itens de segurança e pintura artística. 

Outra atividade de destaque será a oferta de "pratos sustentáveis" por 27 restaurantes da capital paulista. Os chefs terão o desafio de desenvolver pratos com produtos de origem 100% orgânica, sem desperdício de alimentos e com a redução de resíduos descartados. A lista e o endereço dos restaurantes podem ser encontrados na internet

O Parque Ibirapuera acolherá grande parte das atrações com foco no público infantil. No auditório serão exibidos filmes e apresentadas peças com a temática da sustentabilidade. “Viemos no parque e ficamos sabendo sobre a virada. Vamos ver a apresentação no auditório e depois tentar provar algum dos pratos sustentáveis em um dos restaurantes”, disse Luciana Nishimoto, que visitava o Parque Ibirapuera com dois filhos.

A programação completa do evento está na página da Virada Sustentável na internet. A atividade tem apoio da prefeitura de São Paulo, da empresa Brasken, do governo do estado, do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 

Edição: Lílian Beraldo