Queda da produção agropecuária influencia redução do ritmo de crescimento da economia

01/06/2012 - 12h15

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária caiu 7,3% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao último trimestre do ano passado. O desempenho negativo do setor foi o principal responsável pela queda no ritmo de expansão da economia brasileira, que cresceu apenas 0,2% no período, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a queda foi ainda maior: 8,5%. Entre os fatores que levaram a essa redução da produção agropecuária estão o fraco desempenho da pecuária e a queda na produção de cultivos importantes, como soja, arroz e fumo.

“A agropecuária, que no ano passado teve um período muito bom, este ano está sofrendo com problemas climáticos, como a estiagem no Sul e no Nordeste. Isso prejudicou muito, por exemplo, a safra, que tem um peso muito grande nas contas do Brasil”, disse a gerente de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

A intermediação financeira também desempenhou um papel negativo no PIB do primeiro trimestre deste ano. Na comparação com o trimestre anterior, o segmento teve uma queda de 0,8%, a maior redução desde o auge da crise financeira, no último trimestre de 2008. Segundo Rebeca Palis, o resultado foi motivado por fatores como a redução da taxa de juros, o crescimento menor do crédito e o aumento da inadimplência.

Edição: Juliana Andrade