Ideli Salvatti busca acordo com a oposição para destravar votações

29/05/2012 - 21h20

Iolando Lourenço e Ivan Richard
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - Na busca de um acordo com os partidos de oposição na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional (CMO), a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, se reunirá amanhã (30) com líderes partidários oposicionistas da Câmara e do Senado, com a participação do presidente da comissão, deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

Os partidos de oposição têm obstruído as reuniões da CMO e, com isso, impedindo a apreciação de matérias de interesse do governo. Entre elas, está a Medida Provisória 566, que abre crédito no valor de R$ 706 milhões para os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Integração Nacional para atendimento a ações emergenciais da Defesa Civil e contribuição ao Fundo Garantia-Safra.

Outras propostas que estão paradas na CMO são a que abrem crédito extraordinário de R$ 100 milhões para serem usados como contribuição da União para a Previdência Complementar do Servidor Público Federal, instituído após a aprovação da Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais (Funpresp), e o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

“A oposição está obstruindo as reuniões da comissão exatamente para forçar a abertura de um canal de negociação com o governo”, disse Paulo Pimenta. Segundo ele, todos os anos, os partidos buscam construir parâmetros que norteiam a relação entre governo e oposição. Pimenta avalia que a reunião com a ministra Ideli irá ajudar na dissolução dos impasses e contribuir para as votações.

A reunião da ministra com representantes da oposição na CMO está marcada para as 10h, na sala da presidência da comissão.