Governo federal fornecerá 3,5 mil escavadeiras e 1,5 mil motoniveladoras a municípios

15/05/2012 - 17h58

Pedro Peduzzi e Yara Aquino
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – O governo federal vai fornecer 3,5 mil escavadeiras e 1,5 mil motoniveladoras a 3.591 municípios de até 50 mil habitantes. A entrega deverá ser feita ainda em 2012, disse hoje (15) a presidenta Dilma Rousseff, durante discurso na solenidade de abertura da 15ª Marcha dos Prefeitos.

De acordo com a ministra do Planejamento Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, o maquinário a ser fornecido pelo governo federal terá, por exigência, de ser produzido no Brasil, com conteúdo nacional.

“Exigiremos conteúdo nacional para que essas escavadeiras e motoniveladoras sejam produzidas no Brasil, e vamos contemplar prefeituras de forma indistinta”, disse a ministra ao reforçar que não levará em consideração o fato de o gestor estar ou não vinculada aos partidos da base aliada.

“Nosso objetivo é melhorar as condições das estradas vicinais, visando ao escoamento da produção. Mas [o maquinário], claro, terá impacto também no ambiente urbano”.

Segundo a presidenta, a seleção dos projetos será aberta em julho e a entrega está prevista para o final do ano. Serão destinados, ainda, R$ 5 bilhões em financiamento de obras de pavimentação de vias urbanas, integradas com rede de esgoto.
 

Edição: Rivadavia Severo