Funcionário da Embaixada do Irã é baleado por assaltantes em Brasília

01/05/2012 - 11h54

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Um funcionário da Embaixada do Irã no Brasil foi baleado ontem (30), por volta das 22h45, em Brasília. O iraniano, apontado pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) como motorista da representação diplomática, foi abordado por três assaltantes que tentaram levar o carro que ele estava. Sem falar português, o funcionário, segundo a PM, reagiu e foi baleado.

A corporação informou à Agência Brasil que o iraniano está internado no Hospital de Base de Brasília (HBB) e não corre risco de morrer. O funcionário da embaixada foi abordado pelos assaltantes ao sair de um supermercado na Asa Sul, um dos bairros nobres de Brasília.

O crime ocorreu três semanas depois de vir à tona uma denúncia envolvendo outro funcionário da Embaixada do Irã no Brasil. No começo do mês passado, um diplomata iraniano foi acusado de abusar sexualmente de crianças de 9 a 14 anos de idade em um clube da capital. O caso virou assunto diplomático entre Brasil e Irã. O Ministério de Relações Exteriores, o Itamaraty, cobrou do governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, providências em relação às acusações. O governo iraniano informou que o diplomata foi chamado de volta a Teerã, capital do Irã, e o caso será investigado.

Porém, antes de os dois governos se manifestarem, a Embaixada do Irã no Brasil informou que houve um “mal-entendido” sobre o episódio, pois o assunto envolvia “diferenças culturais” entre os dois países e que a imprensa brasileira era tendenciosa em relação a temas iranianos.

Edição: Vinicius Doria