Construção do metrô ligando Congonhas ao Morumbi recebe autorização ambiental

20/03/2012 - 17h54

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, informou hoje (20) que será oficializada amanhã (21) a autorização do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades), órgão vinculado ao Executivo municipal, para que sejam iniciadas as obras do metrô da Linha 17-Ouro, que vai ligar o Aeroporto de Congonhas ao bairro do Morumbi, na zona sul da cidade.

“Já tínhamos tido a licença, mas não a de instalação, que sai amanhã [20]”, revelou Alckmin. Como parte dos investimentos em infraestrutura associados à preparação do país para os jogos da Copa do Mundo de 2014, essa nova linha será instalada pelo sistema de monotrilho elevado. Ela terá uma extensão de 17,7 quilômetros (km) e 18 estações, com capacidade de transportar 252,4 mil usuários por dia.

A primeira etapa terá 8 km saindo do aeroporto e passando por trilhos elevados sobre a Avenida Roberto Marinho, antiga Águas Espraiadas, rumo ao Morumbi, com previsão de atender a 43,2 mil usuários por dia. O custo total do empreendimento foi estimado em torno de R$ 3,2 bilhões, com recursos compartilhados pelo governo do estado e pela Caixa Econômica.

Quando o trecho estiver pronto, os passageiros poderão fazer conexões com os ramais da Linha 1-Azul (na ligação das estações Jabaquara-Turucuvi); Linha 4-Amarela (Luz-Vila Sônia); Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) e Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú).

“Essa é uma surpresa muito agradável e isso nos dá margem para a assinatura da ordem de serviços”, disse o secretário estadual do Transportes Metropolitanos (STM), Jurandir Fernandes. Segundo ele, o anúncio oficial sobre o início dos trabalhos deverá ocorrer no próximo sábado (24), em solenidade na Estação Fradique Coutinho, do metrô.

Alckmin esteve hoje no Seminário sobre Gestão de Cidades em Tempos de Sustentabilidade, na sede da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).

Edição: Lana Cristina