Campanha publicitária pós-carnaval estimula jovem a fazer teste de aids

20/03/2012 - 20h09

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Saúde iniciou na TV aberta a segunda parte da campanha de combate à aids, que começou antes do carnaval. A ideia agora é estimular o folião que teve relação sexual sem preservativo nos dias da festa do Rei Momo a procurar uma unidade de saúde para fazer o teste de aids.

No vídeo, um rapaz encontra um bilhete de uma pessoa com quem teve relação sexual e um pacote de camisinha, em alusão à possibilidade de a relação ter sido desprotegida. Ele, então, pede ajuda a um elefante para ir ao local onde pode fazer o exame de diagnóstico da doença, em referência à crença popular de que o animal tem boa memória. O filme pode ser visto na página na internet do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do ministério.

Estima-se que mais de 250 mil brasileiros não sabem que estão infectados pelo vírus HIV, conforme dados de 2010, do Ministério da Saúde. Em 2012, o governo federal prevê fazer 3,4 milhões de exames rápidos antiaids, que dão o resultado dentro de 10 a 15 minutos.

O público-alvo da campanha é o jovem homossexual de 15 a 24 anos. Dados do ministério mostram que o número de casos de aids entre gays dessa faixa etária cresceu 10%. Em 2010, para cada 16 homossexuais com a doença existiam dez heterossexuais. Em 1998, a relação era 12 para dez respectivamente.


Edição: Lana Cristina