Às vésperas da visita de Dilma à Alemanha, a chanceler alemã tenta obter apoio no Parlamento

03/03/2012 - 11h52

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Às vésperas da visita da presidenta Dilma Rousseff à Alemanha, a chanceler alemã, Angela Merkel, esforça-se para obter apoio no Parlamento e aprovar o orçamento, que ela própria exigiu aos parceiros da zona euro e da União Europeia. Pelo acordo firmado com os demais europeus, a Alemanha concede aos parceiros o direito de processá-la no Tribunal Europeu de Justiça, caso os alemães violem as suas regras.

Para ser aprovado, o acordo precisa do apoio da maioria parlamentar – o equivalente a dois terços dos parlamentares presentes. O governo alemão conseguiu aprovar o item que exige que o déficit orçamental não ultrapasse 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), a partir de 2016.

Os analistas políticos dizem que Merkel terá de fazer acordos com a oposição para obter o número necessário para aprovar o novo tratado. No caso ela terá de negociar com os  sociais-democratas e  ambientalistas, que têm restrições às regras.

Ontem (2) foi assinado o novo Tratado Orçamental, em Bruxelas, por 25 dos 27 países da União Europeia - as exceções foram o Reino Unido e a República Checa. O objetivo é que entre em vigor dentro de um ano. Por enquanto é um acordo intergovernamental entre alguns dos países da União Europeia.

O tratado impõe mais disciplina na condução dos orçamentos e coordenação das políticas econômicas de todos os integrantes da União Europeia. A ideia é aperfeiçoar os sistemas de  competitividade dos países financeiramente mais frágeis.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.// Edição: Andréa Quintiere