Rocinha promove amanhã corrida para integrar comunidade com outros bairros

21/01/2012 - 14h30

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Cerca de 2 mil pessoas deverão participar, na manhã deste domingo (22), do evento Rocinha de Braços Abertos, uma corrida destinada a integrar moradores da comunidade e de vários bairros do asfalto. O evento é uma parceria entre a Embratel e o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (Bope).

A corrida terá percursos de 5 quilômetros e 10 quilômetros na área da Rocinha, considerada a maior favela da América Latina. O evento prevê ainda a realização de minicorrida inédita para crianças até 12 anos, que deverá ser disputada por 500 corredores mirins.

De acordo com os organizadores, o Rocinha de Braços Abertos deverá gerar receita de cerca de R$ 100 mil para a comunidade. A corrida está prevista para as 8 horas. Às 11h, depois da entrega de prêmios aos vencedores das categorias principais, será disputada a minicorrida.

Um dos incentivadores da campanha, o sargento Sergio Dantas, do Bope, diz que a iniciativa  significa mais do que uma simples modalidade esportiva. “É unir comunidade e sociedade  em torno de uma só causa, que é a paz. É unir todos em um só evento.”

Dantas será um dos representantes do Bope na corrida, ao lado de mais 110 maratonistas da corporação. Responsável pelas inscrições para o Rocinha de Braços Abertos, o sargento informou que estava prevista a participação de dois mil corredores, número que já tinha sido atingido na quinta-feira. Por questão de segurança, os pedidos de inscrição feitos posteriormente foram recusados.

Sergio Dantas está na polícia há 23 anos e já defendeu o Bope em diversas corridas, tanto no Brasil quanto no exterior. Ele participou das maratonas de Nova Iorque e Chicago, nos Estados Unidos, e de Amsterdã, na Holanda, e se considera “um motivador para a garotada que entra no Bope" e tenta superá-lo. Ele pretende ser amanhã um dos primeiros atletas do Bope a cruzar a linha de chegada.

Edição: Nádia Franco