Famílias começam a voltar para casa com a diminuição do nível das águas nas regiões norte e noroeste fluminense

13/01/2012 - 19h40

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O balanço divulgado no começo da noite pela Defesa Civil indica que o número de desalojados e desabrigados nas regiões norte e noroeste do estado diminuiu em quase 50% nas últimas 48 horas. O nível da água baixou nas localidades inundadas e a população começa a voltar para casa a fim de fazer a limpeza de suas residências e contabilizar os prejuízos.

Em 16 localidades atingidos pelas enchentes 8.554 pessoas estão desalojadas e 1.955 desabrigadas. Os números divulgados na última quarta-feira (12) mostravam mais de 12 mil desalojados e de 3.300 desabrigados nas duas regiões do estado.

Os dados de Sapucaia, na região centro-sul fluminense, onde 22 pessoas morreram soterradas vítimas do deslizamento de uma encosta na madrugada de segunda-feira (9), estão sendo divulgados separadamente pela Defesa Civil. No município existem mais de 220 desalojados e 50 desabrigados. No distrito de Jamapará 50 pessoas estão desabrigadas: elas perderam suas moradias no deslizamento que destruiu oito casas.

Pelo balanço da Defesa Civil, o município fluminense com maior número de desalojados e desabrigados é Cardoso Moreira. Na região ainda existem 4.734 desalojados e 1.964 pessoas ao desabrigados.

 

Edição: Aécio Amado