Governo do Rio vai instalar gabinete de crise em Campos

05/01/2012 - 21h35

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos do estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves, anunciou a criação de um gabinete de crise que será instalado em Campos dos Goytacazes, para auxiliar os municípios atingidos com a cheia dos rios da região.

Segundo ele, a secretaria começou a enviar na segunda-feira (2) mantimentos para as cidades atingidas pela chuva. Os donativos levados para Nova Friburgo, na região serrana, são compostos por colchonetes, sabonete, vassouras, sabão em pedra e fraldas. O entreposto instalado na cidade de Itaperuna, que atende aos municípios de Pádua, Italva, Cardoso Moreira, Aperibé, Cambuci, Campos e Santo Antonio de Pádua recebeu absorventes, colchões infláveis de casal e solteiro, fraldas, escovas de dente e sabonete, além de kits de limpeza, compostos por água sanitária, pano de chão, desinfetante, esponjas, sabão em barra e em pó.

Já o secretário de Agricultura do estado, Christino Áureo, implantará amanhã (6), em Campos dos Goytacazes, uma base operacional de emergência onde serão coordenadas as ações de apoio às áreas rurais atingidas pelas cheias dos rios da região.

A unidade funcionará na sede da Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Rural, no parque de exposições da cidade. “Além desta base estaremos implantando, a exemplo do que já fizemos na região serrana, os Núcleos de Emergência Rural. Cada um deles é integrado por equipes e máquinas do Programa Estrada de Produção e atuam em parceria com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros dos municípios, atendendo as emergências na zona rural”, disse Áureo.

Segundo ele, a secretaria tem 21 equipes e máquinas atuando em diferentes frentes de emergência, sendo 12 na região serrana e nove no noroeste do estado.
 

Edição: Rivadavia Severo