Bairros da zona oeste são os mais atingidos pela chuva constante na cidade do Rio

02/01/2012 - 19h59

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Por causa chuva que atinge a capital fluminense nas últimas 72 horas, a Defesa Civil municipal registrou até o fim da tarde de hoje (2) 144 chamados, a maioria na zona oeste da cidade. Entre as principais ocorrências estão infiltrações e rachaduras em imóveis, segundo informou o coordenador do órgão, Bruno Braga.

Os locais que concentraram mais chamados foram os bairros de Realengo e Campo Grande. Segundo ele, a população deve ficar atenta a qualquer ameaça de deslizamento em decorrência das chuvas. “A gente pede ao carioca que fique atento, principalmente aqueles que moram em áreas consideradas de risco, de encostas. Que fique atento ao terreno, para ver o surgimento de falhas no terreno, se porta e paredes estão empenando”.

Braga destaca que as ocorrências que foram registradas pela Defesa Civil foram sem gravidade. Ele ressalta que até o momento não houve necessidade de acionar o sistema de alerta de sirenes das comunidades. Entretanto o órgão permanece em atenção, observando o nível de chuva na cidade, e se for preciso as sirenes serão acionadas.

“A gente tem alguns parâmetros para que elas sejam acionadas e até agora não foram atingidos. Então a gente permanece em atenção, observando o comportamento dessas chuvas, atento aos índices para tocar essas sirenes", destacou.

Na Baixada Fluminense, os municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, estão em estado de alerta máximo. Já os municípios da Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis estão em estado de alerta, segundo informou o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O órgão ressaltou que o nível dos rios dessas regiões está sendo monitorado pelo instituto.

 

Edição: Aécio Amado