Atraso em voo da American Air Lines provoca reclamações de passageiros no aeroporto de Brasília

02/01/2012 - 18h58

Da Agência Brasil

 

Brasília – O tempo chuvoso hoje (2) nas regiões Sul e Sudeste causou, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), atrasos e cancelamentos de voos em vários dos principais aeroportos do país no momento em que as pessoas retornam para casa e o trabalho ou iniciam as férias. No Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, um grupo de passageiros que seguia viagem para Miami, nos Estados Unidos, pela American Air Lines, sofreu com a falta de informação sobre o atraso na partida do avião.

“Eles só nos avisaram que o voo estava marcado para o meio-dia, sendo que a previsão real era para as 11 horas. A partir daí a empresa não passou mais informações e disse apenas que o sistema estava fora do ar. Mas a empresa ofereceu assistência para todos [os passageiros]”, disse a estudante Camila Barcelos, de 20 anos.

Enquanto aguardam uma definição sobre o voo para Miami, os passageiros receberam a atenção da companhia que ofereceu refeição e hospedagem. “[Mas] é muito ruim ficar nessa espera porque a gente fica aguardando informações e sem saber nada de forma precisa”, disse Camila Barcelos. Para a aposentada Suely Caetano, de 56 anos, é difícil ficar esperando informações. “[Isso não pode ocorrer] somos a sexta economia do mundo e eles [os norte-americanos] nos tratam como lixo.”

A funcionária pública Magali Calacci, de 45 anos, disse que é impossível ficar conformada com os cancelamentos e adiamentos dos voos. “[Soube] que nós só vamos embarcar às 6 horas de amanhã [3]. Vamos para São Paulo para pegar outro voo de lá seguindo para os Estados Unidos. É um transtorno só. É muito desgastante principalmente para quem viaja com a família”, disse ela, que viaja acompanhada do marido e de dois filhos pequenos.

A reportagem da Agência Brasil procurou funcionários da American Air Lines para que explicassem o motivo do atraso, mas ninguém quis falar sobre o assunto. De acordo com a assessoria da Infraero, irregularidades envolvendo companhias aéreas estão sob responsabilidade de apuração da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

 

Edição: Aécio Amado