Parceria da CNI com o Google vai permitir que micro e pequenos empresários façam negócios na rede

30/11/2011 - 19h44

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os micro e pequenos empresários ganharam reforço extra para aderir ao meio digital e fazer negócios por meio da internet. O Clube Indústria de Benefícios, portal de negócios do setor industrial, gerido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), firmou parceria com o Conecte Seu Negócio, programa do Google. A proposta é incentivar os pequenos empreendedores a aproveitar os benefícios da internet para negociar serviços e produtos.

Para celebrar a parceria, amanhã (1º), haverá a abertura de sites gratuitos para as primeiras mil empresas interessadas. Além disso, os associados do portal de negócios da CNI e as empresas cadastras no site do Google passarão a ter acessos a ofertas exclusivas dos dois parceiros.

Segundo o coordenador do projeto na CNI, Uirá Menezes, ainda existe resistência por parte dos pequenos empresários em fazer parte da web. Por esse motivo, a CNI focou o projeto nesses empreendedores. Após o primeiro contato com os empresários, a ideia é fidelizá-los a manter os negócios na rede. “É um desafio para nós, forçarmos esse primeiro contato com o mundo digital. Mas nossa proposta é, uma vez criado o site, que o empresário passe a dar publicidade à sua empresa na internet. Com esse primeiro entendimento, vai ficar mais fácil se relacionar, comprar e vender por meio digital”, explicou.

A parceira vai beneficiar diretamente os micro e pequenos empreendedores, que correspondem a 97% do total das 600 mil indústrias cadastradas. “A grande maioria dos empreendedores não despertou para os benefícios que a internet pode oferecer aos negócios. Queremos ser esse canal inicial para inserção dessa base”, disse Menezes.

Lançado em maio, o portal Clube Indústria de Benefícios tem o mesmo princípio dos clubes de compras coletivas na internet: reunir um grande número de compradores para reduzir os preços dos fornecedores. A diferença é que as compras não são concluídas no próprio portal e não é necessário juntar um número mínimo de participantes. Cada ofertante tem uma regra própria de compra. Ao imprimir o cupom de oferta, o interessado passa a negociar diretamente com o anunciante.

Edição: Lana Cristina