Venezuela e Colômbia firmam 11 acordos de cooperação

29/11/2011 - 6h58

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, esforçam-se para encerrar o clima de animosidade que havia entre os dois países, consolidando 11 acordos de cooperação bilateral. As parcerias definem uma nova ordem de tarifas alfandegárias e a ampliação de  intercâmbios comerciais. Até o governo do ex-presidente colombiano Alvaro Uribe (que acabou no ano passado), a relação com os venezuelanos era tensa.

Para Uribe, Chávez protegia os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O venezuelano negava. Mas o assunto foi parar na Organização dos Estados Americanos (OEA). Ontem (28), o clima era outro. Os 11 acordos foram assinados em Caracas, no Palácio de Miraflores (sede do governo venezuelano).

Santos disse que a definição de um tratado de comércio livre com a Venezuela é  “uma boa decisão” porque permitirá aumentar o intercâmbio comercial bilateral para mais de US$ 7 bilhões por ano. A Colômbia e a Venezuela decidiram ainda avançar com o projeto de criação de um oleoduto entre os dois países e a expansão do gasoduto colombiano António Ricaurte até o Panamá e o Equador.

Na quinta-feira (1º), a presidenta Dilma Rousseff desembarca em Caracas para a Cúpula Presidencial da Comunidade da América Latina e Caribe (Celac) e uma reunião com os presidentes da Venezuela e da Argentina, Cristina Kirchner.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto