El Baradei promete abrir mão da candidatura à Presidência no Egito por governo de coalizão

27/11/2011 - 17h49

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Prêmio Nobel da Paz de 1995 e candidato às eleições presidenciais no Egito, Mohamed El Baradei, disse que se dispõe a abrir mão da candidatura para compor o que chamou de um “governo de salvação nacional”. A ideia é formar um governo de coalizão provisório para encerrar a onda de protestos que domina o país há uma semana causando violência e mortes.

A estimativa é que mais de 40 pessoas tenham morrido e 2 mil ficaram feridas nos últimos dias no Egito.

El Baradei se reuniu com o presidente do Conselho Supremo das Forças Armadas do Egito, marechal Mohamed Hussein Tantaoui. Em comunicado, El Baradei disse que está “pronto para responder às necessidades dos jovens da revolução, das forças revolucionárias concentradas nas ruas do Egito e das forças políticas”.

O Prêmio Nobel de 1995 acrescentou ainda que o governo de coalizão deve dispor de condições para restabelecer a segurança e estimular a economia para atingir os objetivos da “revolução egípcia”. Desde o último dia 19, manifestantes saem às ruas das principais cidades do Egito para protestar contra a permanência dos militares no poder.

A Junta Militar assumiu o governo em 11 de fevereiro, depois que o então presidente Hosni Mubarak – que ficou quase 40 anos no poder – renunciou sob forte pressão interna e da comunidade internacional. No entanto, os manifestantes alegam que os militares mantêm as antigas práticas de governo de Mubarak.

O marechal Hussein Tantawi, presidente do Conselho Supremo das Forças Armadas, disse hoje (27) que não cederá às pressões nem deixará o poder. Ele confirmou, no entanto, que o processo eleitoral para as disputas parlamentares no Egito começa amanhã (28).

 


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa   //   Edição: Lílian Beraldo