ONU alerta que a América Central precisa de apoio da comunidade internacional para ajudar vítimas de danos naturais

08/11/2011 - 11h29

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Organização das Nações Unidas (ONU) alerta que a América Central necessitará de mais ajuda humanitária principalmente a Nicarágua e El Salvador, que enfrentam chuva e terremotos, causando vítimas em várias regiões. A advertência é da subsecretária-geral para Assuntos Humanitários da ONU, Catherine Bragg.

Depois de passar os últimos quatro dias na América Central, Catherine disse que a população afetada “perdeu tudo e deve lutar” para sobreviver nos próximos seis meses. "Devemos agir agora. Não podemos decepcionar a Nicarágua e El Salvador", disse.

Catherine acrescentou ainda que viu casas, escolas, estradas e centros de saúde destruídos e inutilizados. Ela calcula cerca de 300 mil pessoas afetadas em El Salvador e 143 mil vítimas na Nicarágua. A ONU aumentou em 22% o repasse de recursos para Nicarágua enviando US$ 14 milhões, enquanto para El Salvador foi de 23% passando a US$ 15 milhões.

Em outubro, o governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, informou que vai cooperar com os países da América Central afetados por chuva, enchentes e deslizamentos de terra. O Brasil aguarda os pedidos para enviar o apoio. No mês passado, os governos de El Salvador, Honduras, da Nicarágua e Guatemala decretaram estado de emergência nos quatro países.

Em comunicado oficial, o Itamaraty informou que se solidariza com os governos da América Central. Segundo o governo brasileiro, estão sendo mantidos os contatos com as autoridades da América Central para prestar assistência, em particular por meio do apoio a ações de alívio emergencial e de redução dos danos causados pelas tempestades.

 

 

Edição: Lílian Beraldo