MDS prepara gestores para indicações ao Pronatec

08/11/2011 - 18h00

Luciana Lima

Repórter da Agência Brasil

Brasília – Prefeitos e secretários municipais de 161 municípios, incluindo as 27 capitais e cidades com população acima de 100 mil habitantes e integradas ao Sistema Nacional de Emprego (Sine) foram convidados a participar das oficinas que têm o objetivo de preparar os gestores municipais responsáveis pelas indicações de candidatos ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), destinado à formação de mão de obra da população pobre.

As oficinas, promovidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), começam amanhã (9), e serão as primeiras ações do MDS para dar andamento à interface do Programa Brasil sem Miséria. O ministério espera definir os critérios que serão utilizados pelos gestores locais para as indicações.

De acordo com o MDS, na primeira etapa do projeto, 60 mil vagas serão abertas e focadas nas demandas das regiões metropolitanas. Os cursos estão previstos para o primeiro trimestre de 2012 e estão voltados para a indústria, o comércio e serviços. Entre eles, de consultor de vendas, auxiliar de almoxarifado, sushiman, cozinheiro industrial, camareira, jardineiro, cuidador infantil e de idoso, recreador infantil, pintor, pedreiro, azulejista e soldador. As aulas contemplarão reforço de português, matemática e de raciocínio lógico.

 

Edição: Aécio Amado