PCdoB ocupa tribunas na Câmara e no Senado para defender Orlando Silva e faz reunião com governo

20/10/2011 - 20h08

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os deputados e senadores do PCdoB se revezaram hoje (20) nas tribunas da Câmara dos Deputados e do Senado, em discursos de apoio a ministro dos Esportes, Orlando Silva. A estratégia de blindagem do partido incluiu também uma reunião no Palácio do Planalto com os ministros do núcleo do governo.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-PE) disse que o partido não tem o que temer. "Vamos tratar essa questão até às últimas consequências, sem receio. Porque quem não deve não teme", disse o senador.

Na Câmara, o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) disse que as denúncias contra Orlando Silva não merecem a repercussão que estão tendo nos meios de comunicação e, da mesma forma que o senador, adotou a estratégia de desqualificar o policial militar João Dias Ferreira, autor das denúncias envolvendo o ministro. "O trabalho de valorização do esporte que o ministério desenvolveu é que tem que ser destacado e não essa agenda de denúncias que alguns tentam colocar. São acusações de um denunciante desqualificado", disse o deputado.

As denúncias contra Orlando Silva foram publicadas pela revista Veja. Na reportagem, João Dias Ferreira acusa o ministro de receber propina de organizações não governamentais contempladas pelo Programa Segundo Tempo, que tem como objetivo incentivar a prática de esportes entre os jovens.

A estratégia do partido incluiu também uma reunião a tarde no Palácio do Planalto com os ministros do núcleo do governo. O presidente da legenda foi recebido pelo ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República. A reunião contou também com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

O conteúdo da conversa, que durou aproximadamente 40 minutos, não foi divulgado pelas assessorias dos ministros, mas a assessoria do PCdoB disse que a reunião serviu para que o presidente do partido recebesse o apoio dos três ministros. Logo após a reunião, o presidente do partido Renato Rabelo seguiu para o Congresso.

No Planalto, o clima é de espera pela chegada da presidenta Dilma Rousseff. Ela desembarca hoje, por volta das 21h na Base Aérea de Brasília, retornando de sua viagem à África. Não há previsão oficial de que Dilma receba hoje o ministro Orlando Silva e o presidente do PCdoB, mas há essa expectativa por parte dos comunistas.

Renato Rabelo cancelou sua volta para São Paulo, que segundo sua assessoria, estava marcada para as 17h.
 

Edição: Rivadavia Severo