Substitutivo do senador Vital do Rêgo será base para acordo sobre royalties, prevê Vaccarezza

04/10/2011 - 16h39

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O substitutivo que o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) apresentará ao projeto de divisão dos royalties do petróleo do senador Wellington Dias (PT-PI) deverá ser aprovado tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados. A previsão é do líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP), que participou hoje (4) de reunião com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvati, e outros líderes partidários. “Estão lançadas as bases de um acordo”, disse.

Segundo Vaccarezza, o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à uma emenda da lei que já regulamentava a divisão de royalties de acordo com o Fundo de Participação dos Estados (FPE) não deverá mesmo ir à votação amanhã (5), conforme anunciado pelo presidente do Congresso Nacional, José Sarney (PMDB-AP). Com isso, o governo espera ganhar tempo para negociar melhor o novo texto sobre o assunto e encerrar as disputas entre os estados produtores de petróleo e os não produtores.

“Estamos trabalhando com um cenário de um tempo para ter um acordo na base [aliada] do governo”, explicou Vaccarezza após o encontro com a ministra.

De acordo com ele, esse acordo, independentemente de novas negociações, não deverá incluir mais renúncias dos royalties a que a União tem direito, além do que já foi negociado antes. Segundo o líder, o governo “já perdeu muito” e caberá aos estados ceder agora para conseguir encerrar o assunto. “A União chegou ao seu ponto [limite]. Todo mundo reconhece que a União já cedeu muito. É preciso, agora, que haja um ajuste dos estados.”

Esse ajuste, na opinião do líder, também deverá ser feito pelo Rio de Janeiro – maior estado produtor de petróleo. Para Vaccarezza, o governador fluminense, Sérgio Cabral, terá de abrir mão das receitas que o estado obtém atualmente com a exploração o óleo. “Toda vez que alguém parte para buscar ter razão, ou com bravatas ou com a voz alguns decibéis além do limite, perde a razão”, avaliou.

O texto do senador Vital do Rêgo, que servirá de base para o acordo entre os parlamentares de estados produtores e não produtores de petróleo, ainda não foi apresentado. Nesta tarde, o presidente do Senado se reunirá com líderes da Casa para oficializar que o veto sobre o projeto anterior de royalties não será apreciado amanhã. A expectativa é que, com a apresentação do substitutivo de Vital do Rêgo, a apreciação do veto realmente não ocorra.

Edição: Lana Cristina