Hospital da UFRJ no Rio adia cirurgias por causa de rachaduras no centro cirúrgico

04/10/2011 - 18h37

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Vinte e duas cirurgias marcadas para hoje (4) no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, na Ilha do Fundão, foram adiadas por causa de uma fenda que apareceu na parede e no teto do centro cirúrgico da unidade administrada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), segundo informou a assessoria de imprensa da instituição.

A Coordenação dos Programas de Pós-Graduação e Engenharia (Coppe-UFRJ), realizou, pela manhã, em conjunto com a Defesa Civil, uma vistoria no local para descobrir as causas das rachaduras e se elas oferecem risco à estrutura do prédio.

Segundo a enfermeira do centro cirúrgico Rejane Faria Ádria, de 43 anos, mesmo com o aparecimento da fenda cirurgias vinham sendo feitas sem a preocupação com os cuidados de infecção. ”A abertura da rachadura no centro cirúrgico tem aproximadamente 8 centímetros e permite o contato com o ar ambiente. As comissões de infecção do hospital, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do sindicato estão cientes disso e não tomaram nenhuma providência”.

A enfermeira disse ainda que as rachaduras surgiram após a implosão de uma parte do prédio em dezembro do ano passado. "Até hoje o hospital não emitiu nenhum laudo da Defesa Civil garantindo a segurança de nós profissionais e dos pacientes".

A UFRJ informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que “o reforço definitivo [do prédio] já está sendo executado e será finalizado no prazo de um mês”. Ainda de acordo com a nota, “apesar das informações veiculadas, a região está sendo monitorada diariamente e o hospital tem sua rotina mantida”. A nota também ressalta que semanalmente, os funcionários são comunicados sobre o andamento das obras estruturais.

 

Edição: Aécio Amado