Halo envolve o Sol em Brasília em fenômeno explicado como o reflexo dos raios no gelo das nuvens

30/09/2011 - 20h12

Da Agência Brasil


Brasília – Os brasilienses foram surpreendidos com um lindo efeito solar ao olharem para o céu do Planalto Central hoje (30). O fenômeno chamado de halo solar pôde ser visto pelos moradores da capital federal por volta das 11h.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o efeito foi provocado pela refração dos raios solares sobre os cristais de gelo que formaram as nuvens no céu de Brasília. O Inmet também disse que o evento meteorológico pode ocorrer em qualquer lugar do mundo, desde que a atmosfera esteja em condições propensas à realização desse efeito solar.

Segundo a meteorologista Maria das Dores, do Inmet, o fenômeno, que durou algumas horas, é comum durante o mês de setembro. “Para que isso aconteça, é necessário que a nuvem esteja de 10 a 11 quilômetros de altura”, disse ela. O evento meteorológico também foi visto em Goiás.

De acordo com o Inmet, a temperatura mínima nesta sexta-feira ficou em 21 graus Celsius (°C) e a máxima, 31°C. A umidade relativa do ar ficou em 40% durante a manhã e caiu para 23% no início da tarde. Amanhã (1º), a previsão é céu claro a parcialmente nublado com névoa seca. A umidade deve variar entre 50% e 15%. A temperatura vai oscilar entre 20 °C e 32 °C.

No domingo (2), há possibilidade de pancadas de chuvas no final do dia, com máxima em torno de 32 °C. A chuva deve voltar apenas na segunda-feira (3) a Brasília. O dia deverá ser nublado com pancadas de chuva rápidas e os termômetros poderão marcar 30°C nas horas mais quentes do dia.

Edição: Lana Cristina