De volta à Cisjordânia, Abbas diz que negociações com Israel passam pelo fim da ampliação de assentamentos judeus

25/09/2011 - 15h28

Da BBC Brasil

Brasília – O presidente palestino, Mahmoud Abbas, voltou hoje (25) à Cisjordânia, tendo sido recepcionado por milhares de pessoas em sua volta de Nova York, onde fez apelo às Nações Unidas pela criação do Estado palestino. "Levantem suas cabeças porque vocês são palestinos", disse Abbas para a multidão.

"Ressaltamos para qualquer um que desejamos atingir nossos direitos por meio de meios pacíficos, negociações, mas não quaisquer negociações", disse. Ele completou que os palestinos concordarão "apenas com as leis internacionais como base para nossas negociações e um cessar completo das atividades [de ampliação] dos assentamentos", completou.

Na última sexta-feira (23), Abbas pediu para que a Organização das Nações Unidas (ONU) apoie a criação de um Estado palestino com base nas fronteiras anteriores a 1967. As negociações diretas entre isralenses e palestinos foram interrompidas em setembro de 2010. Os palestinos abandonaram o diálogo em protesto contra a construção de assentamentos judaicos na Cisjordânia ocupada, em terras que eles pretendem usar em seu futuro Estado.

Após o discurso de Abbas na ONU, o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, disse que a raiz do problema não eram os assentamentos, mas a recusa dos palestinos em aceitarem Israel como um Estado judeu.

Depois dos discursos dos dois líderes, o quarteto que negocia a paz no Oriente Médio – Estados Unidos, ONU, Rússia e União Europeia – pediu que israelenses e palestinos retomem as negociações de paz dentro de um mês, com o objetivo de chegar a um acordo ao final de 2012.

Os Estados Unidos disseram que vão vetar a proposta de Estado palestino, se esta chegar a ser proposta para votação no Conselho de Segurança.