Dilma recebe ligação de Chávez para comemorar acordo sobre a Refinaria Abreu e Lima

09/09/2011 - 19h03

Luciana Lima

Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff recebeu hoje (9) uma ligação telefônica do colega venezuelano Hugo Chávez para comemorar o acordo entre a Petrobras e a PDVSA, estatal de petróleo da Venezuela, na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

As garantias que faltavam para a contrapartida venezuelana nas obras foram sanadas e no último dia 20 de agosto o acordo foi fechado. Com isso, a PDVSA finalmente poderá entrar com recursos no empreendimento, que vinha sendo custeado exclusivamente pela Petrobras. A estatal venezuelana tem até 30 de novembro para fazer o depósito.

De acordo com o porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena, Chávez disse que a participação da estatal venezuelana na refinaria vai aumentar ainda mais a integração energética entre os dois países.

Para construir a Refinaria Abreu e Lima, a Petrobras tomou um empréstimo de R$ 10 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e deu um prazo até agosto para que a PDVSA entrasse com a sua parte nos custos da obra.

Até agora, 35% das obras foram executadas apenas com recursos da Petrobras. A previsão é de que a refinaria comece a funcionar em 2013 e que refine 65 mil barris de petróleo por dia. Metade da produção será destinada à Venezuela.

No telefonema, que ocorreu no início da tarde, Dilma também conversou sobre o estado de saúde do presidente venezuelano, que se recupera de um câncer. Chávez disse que está bem e convidou a presidenta brasileira a ir à Venezuela. A visita, de acordo com o porta-voz, deverá ocorrer antes da reunião da Comunidade dos Estados Latino Americanos e Caribenhos (Celac), marcada para os dias 2 e 3 de dezembro.

De acordo com Baena, na ligação, Dilma também agradeceu a Chávez pela carta que o presidente venezuelano enviou cumprimentando-a por 7 de Setembro, data comemorativa da Independência do Brasil.

 

Edição: Aécio Amado