Troca de tiros no Morro do Alemão já dura mais de 2 horas

06/09/2011 - 23h10

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Uma operação do Exército no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro levou à troca de tiros entre policiais e traficantes. O tiroteio já dura mais de duas horas e moradores se abrigam no prédio do teleférico do Morro do Alemão. A troca disparos começou por volta das 19h30.

O principal foco de tensão é a Comunidade da Alvorada, onde está localizada a Estação Itararé do teleférico. O prédio da estação serve de abrigo para cerca de 50 moradores que se protegem dos disparos. A todo momento, são ouvidos tiros de pistola, fuzil e estrondos de granadas. Segundo informações dos militares, os criminosos estão usando como base os morros do Adeus e da Baiana.

As favelas que formam o Complexo do Alemão foram ocupadas no final do ano passado com a criação das unidades de Polícia Pacificadora. Na ocoasião, houve pouca resistência dos traficantes.

No domingo (4), houve um incidente entre militares e moradores do Alemão. Ao reprimir um grupo de moradores que assistia a um jogo de futebol e que se recusou diminuir o barulho, soldados do Exército foram atingidos com pedras, pedaços de pau e garrafa. Eles reagiram atirando com balas de borracha e spray de pimenta. Várias pessoas ficaram feridas. Desde então, o clima no local é tenso.

Na segunda-feira à noite houve um outro conflito ente os militares do Exército e um grupo de mototaxistas. Os moradores aguardam a situação se acalmar para ertornarem para casa. Blindados do Exército aguardam ordem na base do morro para subir em apoio à tropa.
 

Edição: Rivadavia Severo//Matéria alterada para corrigir informação às 08h18 do dia 07/09/2011.