Dilma diz que inflação está sob controle e que Brasil tem plenas condições de enfrentar crise

06/09/2011 - 21h41

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Em pronunciamento oficial, por meio da rede nacional de rádio e TV, a presidenta Dilma Rousseff disse hoje (6) que a inflação está controlada e que o Brasil tem plenas condições de combater os efeitos da crise econômica que atinge o mundo. É a terceira vez que a presidenta convoca a rede nacional.

"Aqui o emprego e a renda batem recordes históricos, nossas reservas internacionais estão mais sólidas do que nunca, o crédito continua crescendo e a inflação está sob controle. Os juros voltaram a baixar e estabilidade da economia esta garantida", disse Dilma.

A presidenta enfatizou que é necessário que o conceito de independência, comemorado amanhã, precisa ser "renovado" para que o país possa dar resposta à crise. "Temos uma grave crise econômica que cobra respostas novas para seus problemas".

"Amanhã é 7 de Setembro o significado não precisa ser explicado a nenhum de nós, mas necessita ser a cada dia renovado por todo o brasileiro. Cento e Oitenta e Nove anos atrás, quando o Brasil se libertou, o mundo passava por grandes mudanças políticas, sociais e econômicas, agora também vivemos um momento de transformação. O mundo enfrenta os desafios de uma grave crise econômica e cobra respostas novas para seus problemas. Apesar de ter a mesma raiz a crise atual é mais complexa que aquela de 2008 da qual nós saímos muito bem", lembrou Dilma.

A crise, de acordo com a presidenta, será uma oportunidade de ampliar o mercado interno. Segundo ela, o governo não vai permitir ataques à indústria nacional e aos empregos e a concorrência desleal de produtos estrangeiros.

“No caso da atual crise internacional nossa principal arma é ampliar e defender nosso mercado interno, que já é um dos mais vigorosos do mundo, por isso quero deixar claro que meu governo não irá permitir ataques às nossas indústrias e aos nossos empregos. Não vai permitir que artigos estrangeiros venham concorrer de forma desleal com os nossos produtos”.

Dilma disse ainda que é decisão de seu governo continuar investindo em infraestrutura e em programas sociais. Segundo a presidenta, a situação do Brasil diante de muitos países é privilegiada, mas ela reconhece que "estamos aquém do que podemos e necessitamos. É preciso crescer na melhoria de qualidade e ampliação do serviço público".

Sobre as denúncias de corrupção que atingiram ministérios, ela disse que o combate à corrupção é um valor. "Um país em que com o malfeito não se acumplicia jamais, e que tem a defesa da moralidade e o combate à corrupção uma ação permanente, inquebrantável".

Dilma disse ainda que as áreas de saúde, educação e segurança não podem ser "motivo de insônia", mas de um motivo de "despertar de uma nação".

"Saúde, educação e segurança tem que deixar de ser motivo de insônia dos brasileiros, para ser motivo de um novo despertar desta nação. O círculo virtuoso que precisamos implantar no nosso país é o da qualidade dos nossos serviços públicos, pois já implantamos o grande círculo virtuoso do crescimento com inclusão social e distribuição de renda", disse a presidenta.

 

Edição: Rivadavia Severo