Dança contemporânea e discussões sobre política de financiamento se misturam em bienal promovida pelo Sesc

28/08/2011 - 17h27

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A cidade de Santos vai sediar, de 2 a 8 de setembro, um dos maiores festivais de dança do país: a 7ª Bienal Sesc de Dança. Além de difundir o que há de vanguarda na dança contemporânea mundial, o evento terá discussões sobre a linguagem da dança e a política cultural para a área. O financiamento das companhias de dança será um dos temas em debate.

“Hoje em dia, acontece muito das companhias sobreviverem das leis de fomento e dos editais. São poucas as companhias estáveis que conseguem se manter ou que têm patrocínios das grandes instituições”, disse Liliane Soares, coordenadora da bienal.

Segundo ela, o diálogo entre especialistas do setor pode ser o primeiro passo para a construção de uma agenda política para a dança no país. “Serão travados contatos entre diretores de festivais, jornalistas, críticos, produtores, escritores e pesquisadores. Entendemos que essa abertura para o diálogo é que vai suscitar esses novos formatos possíveis e o estímulo das produções.”

Neste ano, o festival contará com a presença de 33 companhias de várias regiões do país, além de representantes da Argentina, Bélgica, França, do Senegal e Uruguai. Serão 21 espetáculos a preços populares, oito intervenções gratuitas pela cidade, cinco videoinstalações e atividades formativas, entre elas, palestras que falam sobre os bastidores da dança e de produção de um espetáculo.

“Durante a bienal, teremos uma série de encontros – que estamos chamando de encontros provocativos – com pesquisadores da área de dança e alguns artistas convidados. Teremos também exibição de filmes, rodas de encontros com artistas e produtores e workshop de improvisação e composição”, relatou a coordenadora.

A 7ª Bienal Sesc de Dança tem atividades que ocorrem nas dependências do Sesc em Santos e em teatros como o Guarany, Brás Cubas e Coliseu. O preços dos ingressos varia entre R$ 2,50 e R$ 10. Será disponbilizado transporte gratuito de São Paulo para Santos, com saída do Sesc Vila Mariana, na zona sul da capital. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3278-9800 ou pelo site http://www.mostrasescdeartes.com.br/bienaldanca2011.

Edição: Lana Cristina