Papa anuncia que concederá título de doutor da Igreja a santo espanhol

20/08/2011 - 14h38

Da BBC Brasil

Brasília – O papa Bento XVI pretende conceder ao santo espanhol São João de Ávila o título de doutor da Igreja. Ele foi muito aplaudido ao fazer o anúncio, durante missa celebrada na Catedral de Almudena, em Madri.

A honraria só é reservada a figuras de alta representatividade na doutrina católica, que se destacam por sua santidade. Somente 33 doutores da Igreja foram proclamados desde 1295.

Bento XVI está realizando um giro de quatro dias pela Espanha para participar da Jornada Mundial da Juventude.

A visita do pontífice atraiu milhares de fiéis de toda a Europa, mas despertou críticas de ativistas que são contra os gastos com a viagem com os quais o governo espanhol terá de arcar, em um momento de crise econômica no país.

Ontem (19), durante cerimônia no Palácio da Zarzuela, o papa recebeu de presente da rainha Sofía uma escultura da artista plástica brasileira Yolanda D’Augsburg. A escultura, de 70 centímetros, é uma reprodução de Nossa Senhora Almudena, padroeira de Madri, com o Menino Jesus nos braços.

Encomendada em junho, a peça é de prata, tem ametistas e águas-marinhas brasileiras na coroa, e foi entregue em julho à soberana espanhola. O rei Juan Carlos deu a Bento XVI um livro histórico de cantigas galegas e portuguesas de seu antepassado, o rei Alfonso X, o Sábio.