Governo prepara plano para reduzir número de mortes por doenças crônicas não transmissíveis

25/07/2011 - 19h55

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Reduzir em 2% ao ano o número de mortes de brasileiros com menos de 70 anos de idade por doenças crônicas não transmissíveis. Essa é uma das metas do plano nacional contra essas doenças, que será valerá para o período 2012-2022. Elaborado pelo Ministério da Saúde em parceria com entidades da sociedade civil, a população poderá opinar sobre o plano a partir de hoje (25). O material está disponível na página do ministério na internet.

As doenças crônicas não transmissíveis foram responsáveis por 67,3% das mortes no Brasil em 2007, lideradas pelas doenças cardiovasculares (29,4%) e pelo câncer (15,1%). Em todo o mundo, estima-se que 63% das pessoas morreram vítimas de doenças crônicas não transmissíveis em 2008, sendo 30% com menos de 60 anos de idade. Obesidade, tabagismo e sedentarismo são alguns dos fatores de risco que elevam as chances de uma pessoa desenvolver uma doença crônica não transmissível, como o diabetes.

A proposta do governo prevê diminuir a taxa de obesidade entre crianças e adolescentes e o consumo de álcool e de cigarro pela população adulta. Prevê ainda a oferta de tratamento às mulheres com câncer. O governo propõe, por exemplo, aumentar impostos que incidem em produtos derivados do tabaco e do álcool como forma de reduzir o consumo. Outra iniciativa, voltada ao estímulo de hábitos mais saudáveis pela população, é reduzir os impostos sobre frutas e hortaliças.

Após receber as opiniões da sociedade, o plano será debatido em um grande fórum, marcado para os dias 18 e 19 de agosto, em Brasília.

Edição: Vinicius Doria