Três estados decidem se prorrogam vacinação contra sarampo prevista para terminar hoje

22/07/2011 - 7h08

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A campanha de vacinação contra sarampo está marcada para terminar hoje (22) em oitos estados. Dois deles, pelo menos, já avisaram que vão continuar aplicando a vacina. A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro decidiu prorrogar a campanha até o dia 30 deste mês. Em Pernambuco, os pais podem procurar os postos de saúde para vacinar os filhos até o dia 5 de agosto, segundo a secretaria.

As secretarias do Ceará, Rio Grande do Sul e de Alagoas informaram à Agência Brasil que decidem hoje se prorrogam a vacinação. Na Bahia, em São Paulo e em Minas Gerais, a imunização termina hoje, conforme as secretarias estaduais.

O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na manhã de quarta-feira (20), indica que mais de 8,7 milhões de crianças de 1 a 7 anos de idade foram vacinadas nos oito estados, o equivalente a 85% desse público. A meta é imunizar 95% das crianças dessa faixa etária.

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais informou ontem (21) que conseguiu atingir a meta, imunizando mais de 1,5 milhão de crianças. Foi o primeiro estado a comunicar que alcançou o percentual estipulado.

De acordo com o levantamento do ministério, o Rio de Janeiro apresenta o menor índice de cobertura vacinal, 71,68%.

O ministério decidiu antecipar a campanha de vacinação e iniciá-la em 18 de junho, nos oito estados, por causa do grande fluxo de turistas nesta época do ano, do registro de casos da doença, da baixa cobertura da vacina tríplice viral nos últimos anos nessas região, além do surto na Europa. Foram identificados mais de 6,5 mil casos da doença este ano no continente, sendo 5 mil somente na França, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No restante do país, a campanha ocorrerá de 13 de agosto a 16 de setembro.

O sarampo é uma doença contagiosa que provoca febre, tosse seca, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre quando o doente expele secreções ao tossir, falar, espirrar ou respirar. A vacina é a maneira mais eficaz de prevenir a doença.

Este ano, até a última terça-feira (19), haviam sido registrados 18 casos de sarampo no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Piauí, em São Paulo, Mato Grosso do Sul, na Bahia e no Distrito Federal. Esses casos são importados e apresentaram o mesmo vírus circulante na Europa.

O vírus do sarampo não circula livremente no Brasil há 11 anos, segundo o ministério. Os casos identificados tiveram origem em outros países (são importados), ou seja, não foram causados por vírus que circula livremente no território nacional. Em 2010, o Brasil registrou 68 casos, o maior número nos últimos quatro anos.

Edição: Juliana Andrade // O título foi alterado