Brasil lidera cinco das dez competições nos pentatlos militares

20/07/2011 - 9h37

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As equipes brasileiras de pentatlo naval feminino e pentatlo aeronáutico conseguiram terminar o segundo dia de provas na liderança do torneio, que está sendo disputado na quinta edição dos Jogos Mundiais Militares. O Brasil também lidera nas competições individuais feminina de pentatlo naval, masculina de pentatlo militar e mista de pentatlo aeronáutico.

A equipe de pentatlo aeronáutico do Brasil lidera a competição com 11.821 pontos, à frente da Turquia, com 11.392, e da Finlândia, com 11.016. No individual, o brasileiro André Kurowiski aparece com 3.158 pontos, à frente do turco Fatih Ercin Guney, com 3.066. Outro brasileiro, Eduardo Utzig, aparece na terceira posição, com 2.996.

Três das seis provas do pentatlo aeronáutico já foram realizadas: tiro, natação e esgrima. Hoje (20) é a vez da prova de habilidade no basquete. Para amanhã (21), estão programadas as últimas duas: pista de obstáculos e orientação.

No pentatlo naval, a equipe feminina brasileira lidera a competição, com 7.459, à frente de Suécia, com 7.404, e Noruega, com 7.384. No individual feminino, a liderança é da brasileira Simone Lima, que tem 3.776 pontos. Ela está à frente da norueguesa Caroline Buunk, com 3.738 pontos, e da sueca Edith Blomqvist, com 3.725 pontos.

No masculino por equipes, o Brasil está na terceira colocação, com 14.625 pontos, atrás de Polônia, com 14.873, e da Alemanha, com 14.753. No individual, o melhor brasileiro é Max Santos, que está em sétimo lugar.

Já foram executadas três das cinco provas que compõem o pentatlo naval: pista de obstáculos, natação de salvamento e natação utilitária. A prova de habilidade naval será feita hoje e a de cross-country anfíbio, amanhã.

Já no pentatlo militar, que teve três dias de competições até agora, o brasileiro Tiago Cabral lidera a competição masculina, com 3.414,7 pontos, seguido pelo chinês Shugan He, com 3.375,6 pontos, e pelo venezuelano Angel Castillo, com 3.368,3 pontos.

As equipes masculina e feminina do pentatlo militar aparecem na segunda posição, atrás da China em ambas competições. No individual feminino, a brasileira Naiane Freire está na terceira colocação, atrás de duas chinesas.

Três das cinco provas de pentatlo militar já ocorreram: tiro, natação e corrida de obstáculos. As provas de arremesso de granada ocorrem hoje e as de cross-country, amanhã.

Edição: Talita Cavalcante