Inmet prevê chuva e trovoadas no Sul

18/07/2011 - 11h14

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuva e trovoadas isoladas hoje (18), no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A temperatura oscilará entre 5 graus Celsius (°C) e 28°C, na Região Sul, e deve continuar chovendo até quinta-feira (21). Com a chegada de uma nova frente fria, termina o veranico (estiagem durante a estação chuvosa) e as temperaturas diminuem.

O serviço de meteorologia do Paraná (Simepar) informa que apesar do declínio das temperaturas, ainda não há condição para a chegada de uma nova massa de ar polar que cause registros negativos ao estado. Há previsão de ventos de intensidade moderada a forte entre a faixa oeste e centro-sul.

Nessa madrugada as chuvas atingiram quase todo o Paraná, com volume mais expressivo de precipitação nas regiões oeste, noroeste e norte. Agora pela manhã, os maiores registros de chuva e raios ocorrem na região noroeste”, afirma o meteorologista Paulo Barbieri.

No Sudeste, uma frente fria ameniza as temperaturas. Devem ocorrer chuvas isoladas em Minas Gerais e São Paulo, e o tempo deve permanecer nublado esta semana.

No Centro-Oeste, uma massa de ar seco dificulta a formação de nuvens e garante mais uma semana de tempo firme e ensolarado. Uma frente fria deixa o tempo chuvoso apenas em Mato Grosso do Sul, que deve registrar temperatura mínima de 14 graus Celsius (ºC).

No Norte, o tempo fica parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas no Amazonas, Pará, Amapá e em Roraima. Uma névoa seca permanece nos estados de Rondônia e do Tocantins.

Edição: Talita Cavalcante// Matéria ampliada às 12h15.