Maestro Roberto Minczuk não é mais o diretor artístico da OSB

15/07/2011 - 19h22

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O maestro Roberto Minczuk pediu seu desligamento da direção artística da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). De acordo com nota divulgada hoje (15) pela assessoria de imprensa da orquestra, o cargo passará a ser exercido, de maneira compartilhada, pelo ex-diretor do Theatro Municipal do Rio de Janeiro Fernando Bicudo e pelo produtor e compositor Pablo Castelllar. Os dois, segundo a nota, foram convidados pelo presidente da fundação mantenedora da OSB, Eleazar de Carvalho Filho.

Minczuk continuará como maestro titular, com foco na qualidade do corpo orquestral. Bicudo e Castellar serão responsáveis, a partir de agora, pela elaboração das temporadas da OSB e pela relação entre os músicos e o Conselho Curador da fundação.

A decisão de Minczuk, tomada no início do ano, de submeter os 82 músicos da OSB a testes de avaliação e desempenho deu origem a uma crise na orquestra, uma das mais importantes do país, criada há 70 anos. Por se recusarem a se submeter à avaliação, 33 músicos foram demitidos por justa causa.

A crise teve repercussão internacional, artistas convidados cancelaram suas apresentações com a OSB e os músicos demitidos realizaram protestos durante apresentações da orquestra.

 

Edição: Aécio Amado