Agência Barco já atendeu mais de 10 mil ribeirinhos em seis meses de atividade

12/07/2011 - 14h35

Da Agência Brasil

Brasília - A agência Chico Mendes, da Caixa Econômica Federal, realizou mais de 10 mil atendimentos à população ribeirinha do Rio Solimões (AM), desde janeiro deste ano. A Agência Barco, como também é conhecida, completa seis meses de atuação hoje (12), e está em sua sexta viagem.

Segundo a Caixa, durante o período, foram realizados cerca de 3 mil atendimentos relativos a programas sociais, como Bolsa Família, Cartão do Cidadão, saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e cadastramento do Programa de Integração Social (PIS). Foram abertas 1,5 mil contas nas modalidades Caixa Fácil, poupança e corrente de pessoa física e jurídica. Com mais de 1.200 metros quadrados, a unidade também oferece habitação de interesse social, microcrédito produtivo orientado, produtos como Construcard Caixa, crédito consignado e cartões de crédito.

A agência Chico Mendes partiu no dia 7 de julho de Manaus, passou por Careiro da Várzea e Iranduba. Nesta terça (12), está na cidade de Manaquiri (AM). Até o dia 29 deste mês, ainda passa por Anamã, Beruri, Anori e Codajás.

A agência é um projeto piloto da Caixa e atende no Rio Solimões, no trecho Manaus-Coari. Cerca de 153 mil habitantes, pouco mais de 4% da população do estado do Amazonas, vive na área, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. A área somada dos municípios é de 53 mil quilômetros quadrados, um território 28% maior que a Suíça.

A embarcação, autossuficiente para navegar por 23 dias seguidos, tem recursos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, bem como idosos e gestantes.

 

Edição: Lílian Beraldo