Valorização da educação é “herança bendita” de Lula, diz Dilma, ao participar de premiação de pesquisadores

11/07/2011 - 20h09

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Ao participar hoje (11) da cerimônia de entrega do Prêmio Anísio Teixeira, a presidenta Dilma Rousseff disse que recebeu como “herança bendita” do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a valorização da educação, desde a creche à pós-graduação.

“Fico orgulhosa de saber que herdei uma herança bendita do governo do presidente Lula, herança essa que eu ajudei a construir”, assinalou Dilma. De acordo com ela, um dos grande desafios é garantir ensino público de qualidade, com professores valorizados e qualificados.

A presidente destacou que um dos compromissos de seu governo é aprofundar conquistas que o país teve a partir de promulgação da Constituição, em 1988. “Nesse período, conseguimos universalizar o ensino fundamental e trabalhamos para garantir a qualidade do ensino superior e da educação básica.”

A premiação foi entregue durante as comemorações do 60º aniversário da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A presidenta destacou a importância da Capes: “Ao longo desses 60 anos, a Capes foi um dos instrumentos que ajudaram o país a dar muitos passos. [Ela] vai ser essencial para que passos continuem sendo dados de forma acelerada.”

Edição: João Carlos Rodrigues