Representante mexicano diz que país está pronto para sediar Jogos Pan-Americanos de 2011

06/07/2011 - 15h26

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A 100 dias da abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2011, o diretor-geral de Turismo do estado mexicano de Jalisco, Miguel González, afirmou hoje (6) que o país está pronto para receber a competição. “Estamos com os braços abertos, esperando de forma ansiosa os Jogos Pan-Americanos”, disse em entrevista coletiva na Embaixada do México no Brasil. Ao todo, 42 nações do continente devem participar do evento, que vai reunir 5,7 mil atletas e mais de 1 milhão de expectadores.

O embaixador do México no Brasil, Alejandro de Peña, destacou os “múltiplos vínculos” entre os dois países e lembrou a conquista brasileira do tricampeonato mundial de futebol em solo mexicano. Para ele, o esporte é uma das áreas que mais aproximam as duas nações, sobretudo no momento em que o Brasil se prepara para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O secretário executivo do Ministério do Esporte, Waldemar de Souza, também ressaltou os laços culturais e econômicos entre Brasil e México e afirmou que o país está “se aquecendo” para a competição. Este ano, a delegação brasileira será a maior da história, com um total de 800 integrantes, entre atletas, técnicos, preparadores físicos, médicos e dirigentes. “Esperamos grandes resultados”, disse.

Souza elogiou o fato de este ser o segundo evento pan-americano a promover, na sequência, a competição de esportes paraolímpicos. A primeira vez em que ambas as edições foram feitas dessa forma foi em 2007, quando o Brasil sediou os jogos continentais.

O vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Mizael Conrado, lembrou que a delegação paraolímpica brasileira de 2011 também será a maior da história, reunindo 400 pessoas. Durante a coletiva de imprensa, ele cobrou da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) que a organização dos jogos paraolímpicos logo após a competição olímpica não dependa mais da “vontade do país organizador”, mas uma obrigatoriedade.

“Se não tivéssemos os eventos próximos, nas mesmas instalações e nas mesmas condições, certamente não teríamos a visibilidade, a credibilidade e a legitimidade”, afirmou o dirigente.

O representante do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Bernard Rajzman, elogiou a organização mexicana e minimizou as críticas ao atraso na conclusão de instalações para os Jogos Pan-Americanos deste ano. “Entendemos disso. As coisas atrasam. O importante é que estejam prontas para o evento”, disse. “Este é um dos maiores eventos do mundo e, certamente, o maior evento das Américas”, concluiu. A cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos 2011 está marcada para o dia 14 de outubro, em Guadalajara, cidade-sede da competição.

 

Edição: Vinicius Doria