Presidente da Síria afasta governador da cidade onde houve protesto contra seu governo

02/07/2011 - 17h09

Da BBC Brasil

Brasília -  O presidente da Síria, Bashar Al Asssad, retirou do cargo o governador da cidade de Hama, Ahmad Khaled Abdel Aziz, depois dos protestos ce ontem (1º) contra seu governo, segundo informações da televisão estatal síria. Aziz foi afastado do cargo por decreto assinado por Assad depois de uma manifestação que teria reunido cerca de meio milhão de manifestantes nas ruas de Hama.

Para os assessores de Bashar Al Asssad, os protestos ocorreram sem resistência das forças de segurança.

O chefe do Observatório Sírio para Direitos Humanos, Rami Abdel Rahman, disse que esta foi a "maior manifestação desde o início da revolução síria", em 15 de março. Ontem ocorreram manifestações contra Assad em outras cidades do país.

Segundo organizações de defesa dos direitos humanos, pelo menos 24 pessoas foram mortas pelas forças de segurança. Ativistas informaram ainda que mais de 1.350 civis e 350 integrantes das forças de segurança foram mortos desde o início dos protestos.

Hama já foi palco de outra rebelião, a da Irmandade Muçulmana, em 1982. Naquela época, a irmandade se rebelou contra o pai de Bashar Al Assad, Hafez, mas o Exército do país esmagou o movimento e pelo menos 10 mil pessoas teriam morrido.

Assad, cuja família dirige a Síria há quatro décadas, prometeu adotar reformas, mas seus oponentes exigem que ele deixe o poder. A  secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, alertou que o tempo para o governo sírio implementar as reformas necessárias no país está se esgotando.