Cabral e Paes ressaltam luta de Itamar pela democracia e estabilidade econômica

02/07/2011 - 17h02

Renata Giraldi e Iolando Lourenço
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, ambos do PMDB, ressaltaram hoje (2) que a luta pela democracia e pela estabilidade política e econômica marcou a trajetória do ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS-MG). Para o ex-vice-governador de Minas Gerais e senador Clésio Andrade (PR), Itamar é exemplo de ética e dedicação.  

Em nota oficial, Cabral lembrou a estabilidade política e monetária conquistada durante a gestão de Itamar. "Morre um grande brasileiro, que deu ao Brasil as estabilidades política e monetária num momento crucial da vida nacional”, afirma o governador.

Para o prefeito Eduardo Paes, Itamar Franco foi, acima de tudo, um defensor da democracia. "No Executivo ou no Legislativo, sua trajetória se confunde com os principais momentos da história política do Brasil nas últimas décadas. Foi o presidente responsável pela mudança do rumo da história econômica do país, com o Plano Real e a conquista da estabilidade”, diz Paes.

Segundo Clésio Andrade, Itamar será lembrado como exemplo de “retidão ética e de profunda dedicação” ao povo. “Nos cinco meses em que convivi com Itamar Franco no Senado, aprendi muito e pude testemunhar mais de perto a firmeza e convicção com que defendia suas ideias, sempre em prol dos interesses de Minas, do Brasil e do fortalecimento do Senado”.

De acordo com Andrade, o ex-presidente deixa um exemplo para toda a classe política. “Para mim, para toda a classe política e para as gerações futuras, Itamar Franco deixa um exemplo de coerência, dignidade e honradez.”

Edição: Nádia Franco