Dilma manda mensagem de apoio a Chávez

01/07/2011 - 18h38

Luciana Lima e Renata Giraldi
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff enviou hoje (1º) mensagem de solidariedade ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que revelou ontem (30) estar em tratamento contra câncer. Em nota divulgada há pouco, Dilma enviou, em nome do governo brasileiro, "votos de um pronto restabelecimento".

"Nos momentos difíceis pelos quais todos passamos, é importante não só o cuidado dos médicos, como nossa coragem pessoal e a solidariedade dos amigos", diz a mensagem de Dilma a Chávez.

Dilma aproveitou para elogiar a personalidade do presidente venezuelano. "Coragem não lhe falta, presidente Chávez, e esteja certo de que não lhe falta também a solidariedade de todos os amigos", diz a nota, que termina de forma carinhosa, com a expressão "um forte abraço".

No dia 10 de maio, Hugo Chávez internou-se em Havana, onde foi submetido a uma cirurgia para retirada de um abscesso na região pélvica. Desde então, as informações divulgadas sobre o estado de saúde de Chávez eram superficiais e incompletas.

Chávez chegou a dar uma entrevista à Telesur, multiestatal com sede em Caracas, dizendo que estava muito bem de saúde. Nesta semana, imagens do presidente venezuelano com o líder Fidel Castro foram divulgadas, mas sem som ambiente e apenas com uma música cubana ao fundo.

Diante das incertezas sobre o real estado de saúde de Chávez, a pequena oposição venezuelana chegou a defender sua renúncia e que o país passasse a ser governado pelo vice-presidente Elias Jaua. Os aliados de Chávez, no entanto, impediram a manobra oposicionista.

Ontem (30), a presidenta Dilma Rousseff pediu ao ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, para comunicar ao chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, que ela torce pela recuperação do presidente Hugo Chávez, que foi operado e está internado há 20 dias em Havana. Dilma e Chávez não conversam, por telefone, desde que o presidente venezuelano foi operado na capital cubana..

Edição: Nádia Franco//Matéria alterada às 18h12 para acréscimo de informações