Graziano tem trajetória dedicada a projetos para erradicação da fome e pobreza

25/06/2011 - 18h41

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Formado em agronomia e com pós-doutorado em estudos latino-americanos pela Universidade da Califórnia, o ex-ministro José Graziano da Silva, de 61 anos,  há três décadas e meia dedica-se ao estudo de questões relacionadas ao desenvolvimento rural e à luta contra a fome.

Para a erradicação da fome e da pobreza no mundo, Graziano defende parcerias por meio de programas bem-sucedidos no mundo, que serão usados como meios para atenuar tensões e conflitos. Segundo ele, os confrontos podem ser resolvidos por meio da geração de oportunidades.

Na primeira etapa do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Graziano foi o coordenador das ações para a implantação do Programa Fome Zero no país, sendo nomeado  ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome. Pelos dados oficiais, o programas reduziu a desnutrição no Brasil e retirou várias famílias da faixa de pobreza absoluta.

Há cinco anos, Graziano foi indicado pelo governo para ser o o representante regional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para a América Latina e o Caribe e subdiretor-geral da organização.

Se eleito, Graziano tem pela frente vários desafios, entre eles enfrentar o fato de cerca de 500  milhões de pessoas serem apontadas como famintas no mundo. Há ainda informações que a tendência é ocorrer alta dos preços dos alimentos na próxima década.

Edição: Graça Adjuto