Secretário de Defesa dos Estados Unidos confirma diálogo com o Talibã

19/06/2011 - 18h18

Da BBC Brasil

Brasília – O secretário de Defesa americano, Robert Gates, confirmou que os Estados Unidos estão dialogando com a milícia islâmica do Talibã. Gates disse que, por várias semanas, alguns países – incluindo os Estados Unidos “tentaram contatar representantes da milícia, e que os diálogos ainda estão em um estágio preliminar”. A confirmação do governo dos Estados Unidos ocorreu um dia após o presidente afegão, Hamid Karzai, dizer que os americanos haviam começado as negociações com o Talibã.

"A minha visão é que diálogos reais de reconciliação provavelmente não serão capazes de chegar a avanços significativos até pelo menos o próximo inverno [no Hemisfério Norte]", disse Gates, que deixará o cargo no próximo dia 30.

O secretário afirmou ainda que as tentativas dos Estados Unidos em fazer contato direto com o Talibã não levarão a nenhum arrefecimento da campanha militar americana contra os insurgentes da milícia. "Eu acho que o Talibã deve se sentir ele próprio sob pressão militar e começar a acreditar que não pode vencer antes que esteja disposto a ter uma conversa séria", disse.

Gates disse que, no Iraque, os Estados Unidos acabaram lidando com pessoas que foram diretamente envolvidas com a morte de soldados americanos. O secretário de Defesa reconheceu que a população americana está "cansada de guerra", mas afirmou que foi importante consolidar os ganhos obtidos pelas forças da coalizão nas províncias afegãs de Kandahar e Helmand, nos últimos 15 meses.

A primeira fase da retirada das forças americanas do Afeganistão está prevista para começar no próximo mês. O objetivo é entregar gradualmente todas as operações de segurança ao governo afegão até 2014.

Embora tenha sido expulso do poder no Afeganistão depois da invasão americana, ocorrida após os atentados de 11 de setembro de 2001, o Talibã continua controlando diversas áreas no Afeganistão, ataques a alvos ocidentais e do governo afegão.