Motoristas e cobradores de ônibus da Grande SP decidem continuar em greve

01/06/2011 - 19h44

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Reunidos em assembleia na tarde de hoje (01), motoristas e cobradores de ônibus de seis municípios da região metropolitana de São Paulo (São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) decidiram continuar em greve.

Segundo o Sindicato dos Rodoviários do Grande ABC, nenhuma contraproposta foi apresentada pelas empresas, além da que já tinha sido rejeitada e que oferecia 8% de reajuste salarial. Os trabalhadores pedem aumento de 15%. Uma nova assembleia deve ocorrer amanhã (2), às 15 horas, na sede do sindicato.

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) impetrou uma medida cautelar no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região para tentar garantir à população a operação de 80% da frota de 850 ônibus das linhas intermunicipais do ABC. Segundo a empresa, a medida “é necessária considerando a gravidade da situação e a possibilidade de continuidade do movimento grevista”. O TRT ainda não decidiu se acata ou não o pedido da EMTU.

De acordo com a estatal, ds 19 permissionárias, quatro estão operando normalmente e uma de forma parcial. A EMTU calcula que 200 mil passageiros estão sendo prejudicados com a greve.

No fim da tarde de amanhã (02), o Sindicato dos Metroviários de São Paulo também promovem uma assembleia. Os funcionários do metrô paulista suspenderam a paralisação prevista para hoje (1º). O Metrô ofereceu reajuste salarial de 8%, mas os trabalhadores pedem reajuste de 10,79%.

Edição: Vinicius Doria