Dilma espera que Senado siga posição do governo sobre Código Florestal

26/05/2011 - 14h35

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (25) que espera que a base aliada, no Senado, siga a posição do governo na votação do Código Florestal. Dilma afirmou também que tentará construir uma solução negociada para impedir que se repita na Casa o impasse ocorrido na Câmara em torno da votação do código.

Ela reiterou a posição contrária à emenda do PMDB, aprovada na Câmara, que transfere aos estados competência para legislar sobre produção em áreas de preservação permanente (APPs). “Não sou a favor da emenda. Fui contra a aprovação da emenda e, obviamente, respeitando a posição de todos que divergem de mim, continuarei firme defendendo a mudança dessa emenda no Senado”.

O governo tem uma posição e espero que a base siga a posição do governo, não tem dois governos, tem um governo”, disse após participar de cerimônia no Palácio do Planalto.

Dilma afirmou que tem a prerrogativa do veto, caso seja aprovado um texto que prejudique o meio ambiente. “Não abrirei mão do compromisso com o Brasil. Tenho a prerrogativa do veto e se julgar que qualquer coisa prejudique o Brasil vetarei. A Câmara pode derrubar o veto e tem ainda as instância judiciais.”

Dilma evitou comentar se prorrogará o decreto editado no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que suspende até o próximo dia 11 de junho a cobrança de multas a produtores que desmataram reserva legal até 2008.

Edição: Talita Cavalcante