Campanha que pede respeito à faixa de pedestres começa na próxima semana em São Paulo

07/05/2011 - 13h56

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo vai começar na próxima quarta-feira (11) uma campanha de conscientização para chamar a atenção sobre a importância de usar a faixa de pedestres para atravessar as ruas. A intenção é diminuir a quantidade de mortes por atropelamentos, que correspondem a 46,4% do total de acidentes fatais.

De acordo com balanço da CET, em 2010 foram registradas 630 mortes por atropelamento na cidade - 73% eram homens, 55,4% tinham entre 20 e 59 anos e 35% tinham mais de 60 anos. O balanço mostra ainda que 47,7% das mortes foram causadas por carros e 25,3% por motocicletas.

“Eu acho que conscientizar apenas o motorista para respeitar a faixa de pedestres não surte efeito. Você já tentou cortar pano com uma tesoura de uma lâmina só? É preciso educação e fiscalização. Acho difícil funcionar sem multa, e Brasília provou isso", afirmou o presidente Associação Brasileira de Pedestres, Eduardo José Daros.

Em Brasília, a lei que prevê o respeito à faixa de pedestres completou 14 anos no último mês de abril. Neste período foram registradas 77 mortes nas faixas, sendo que 44,2% das vítimas tinham 60 anos ou mais e 13% eram crianças de até 14 anos de idade. Porém, as pesquisas apontam que o condutor parou o veículo para o pedestre atravessar em cerca de 80% das travessias.

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, os pedestres têm preferência na faixa. O motorista que desrespeitar  a regra pratica infração gravíssima, com multa no valor de R$191,54 e perda de sete pontos na carteira.

Edição: Andréa Quintiere