Página da Receita Federal apresenta instabilidade no final da manhã

29/04/2011 - 15h45

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A página da Receita Federal na internet, onde estão disponibilizados os programas usados pelo contribuinte para preencher e enviar as declarações do Imposto de Renda, apresentou, durante quase uma hora, certa instabilidade no final da manhã.

Segundo a Receita, as causas estão sendo apuradas pelo próprio órgão e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), autor dos programas de computador oferecidos ao contribuinte para preenchimento e envio da declaração online.

O alerta, agora, é para que o contribuinte evite o envio das informações no final do prazo, pois pode enfrentar problemas na hora da transmissão.

Cerca de 1,5 milhão de contribuintes ainda não apresentaram a declaração até agora, quando faltam pouco mais de nove horas para o fim do prazo de entrega, se a opção for a transmissão via internet. Às 13h48, a Receita tinha recebido 22,506 milhões de declarações. O número corresponde a 93,77% dos 24 milhões de declarações previstas.

Para quem pretende entregar a declaração em disquetes na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil, o tempo está mais apertado, pois vale o horário de funcionamento das agências que, em geral, fecham às 16h. O contribuinte que perder o prazo de entrega pagará multa de R$ 165,74 ou máxima de 20% do imposto devido.

Edição: Lana Cristina