ANP espera arrecadar R$ 200 milhões somente com bônus de assinatura em licitação

28/04/2011 - 20h57

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) espera arrecadar no mínimo R$ 200 milhões com os bônus de assinatura a serem pagos pelas empresas pelos 174 blocos exploratórios que constarão da 11ª Rodada de Licitações, aprovada hoje (28) pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

A 11ª rodada será a primeira a ser feita com o novo modelo de contrato de concessão a ser divulgado pela ANP após a reunião das sugestões colhidas durante audiência pública.

A maioria dos blocos está localizado na parte equatorial das bacias sedimentares do país, entre o Amapá e o Rio Grande do Norte.

Segundo a ANP, a Margem Equatorial Brasileira é tida como uma área muito promissora e será o destaque da rodada com cinco das nove bacias. Serão licitados 174 blocos - 87 em mar, 87 em terra -, divididos em 17 setores em nove bacias sedimentares: Barreirinhas, Ceará, Paranaíba, Espírito Santo, Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Potiguar, Recôncavo e Sergipe-Alagoas.

Ainda segundo a ANP, os óleos identificados nessas bacias são leves de excelente qualidade (de até 44° API), comprovando o potencial dessas bacias.

 

 

Edição: Rivadavia Severo