Feriado prolongado e sol forte deverão incrementar em 20% turismo da Região dos Lagos

22/04/2011 - 17h21

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O feriado prolongado da Semana Santa, em que também se comemora o Dia de São Jorge, amanhã (23), levará o turismo da Região dos Lagos a aumentar 20% em relação ao feriado anterior, do carnaval.

Desde ontem (21) e até domingo (24), milhares de pessoas lotam hotéis e pousadas das cidades turísticas da região, principalmente em Búzios, onde não há mais vagas na rede hoteleira, Cabo Frio e Rio das Ostras. Estima-se que, juntas, as três cidades, recebam neste período cerca de 300 mil turistas, um aumento de 20% em comparação com o mesmo período de 2010. A ocupação da rede hoteleira nos municípios da região passa de 90%.

Em Búzios, onde todos os hotéis e pousadas estão lotados, o secretário de Turismo, Cristiano Marques, comemora a taxa de ocupação dos estabelecimentos da cidade. “Este ano, esperamos mais de 100 mil turistas, e isso se deve ao feriado prolongado. Além disso, o município ainda terá a tradicional competição de vela, que reunirá este ano cerca de 350 velejadores  de todo o país, o que aumenta ainda mais a ocupação”, disse ele.

Cabo Frio, cidade onde a procura de vagas também é intensa, já está com 95% da rede hoteleira ocupada. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Turismo, mais de 150 mil turistas deverão passar a Semana Santa em Cabo Frio, maior cidade da Região dos Lagos. Em comparação com o movimento de turistas do ano passado, o aumento também é de 20%. 

Os hotéis de Rio das Ostras, ponto forte da gastronomia da região, registram 90% de ocupação. Segundo a Secretaria de Turismo do município, 20 mil turistas deverão passar o feriado na cidade.

Na região serrana, apesar da tragédia causada pelas chuvas do início de janeiro, em que mataram cerca de mil pessoas, a procura também é intensa e a ocupação média da rede hoteleira passa de 70%.

Edição: Nádia Franco