Martelly, cantor popular, é confirmado o novo presidente do Haiti

21/04/2011 - 11h17

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Conselho Eleitoral Provisório do Haiti confirmou o nome do cantor popular Michel Martelly, de 50 anos, como o presidente eleito do país. Martelly venceu o segundo turno das eleições presidenciais, em 20 de março, obtendo 67,57% na disputa com Mirlande Manigat, ex-primeira-dama, que recebeu 31,7%. A posse será no próximo dia 14.

As informações são da agência pública portuguesa, a Lusa, e do Conselho Eleitoral Provisório do Haiti. As eleições no Haiti passaram por momentos de tensão e violência. Houve denúncias de irregularidades nos dois turnos eleitorais – com orientações para adotar mudanças –, além de episódios de agressões.

Antes da confirmação de sua vitória, Martelly fez uma viagem de três dias aos Estados Unidos. Ele se reuniu com autoridades de instituições estrangeiras, como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI), além da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

O principal desafio de Martelly é intensificar os esforços para a reconstrução do Haiti – devastado pelo terremoto de 12 de janeiro de 2010 – e para o combate à epidemia de cólera.

Ambos os temas preocupam a comunidade internacional. Ontem (20) a presidenta Dilma Rousseff, durante discurso no Itamaraty, ratificou o apoio do Brasil no processo de reconstrução do Haiti. Segundo ela, a eleição de Martelly é a consolidação da democracia no país.

Edição: Talita Cavalcante