Presença da Classe C no mercado de consórcios dobra em quatro anos

18/04/2011 - 20h36

Bruno Bocchini

Repórter da Agência Brasil

 

São Paulo – A presença da classe C no mercado de consórcios de automóveis mais que dobrou em 2010, na comparação com 2006. Ela teve uma elevação de 158,3%. A pesquisa da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), divulgada hoje (18), mostra também um aumento de 153,6% no consórcio de motocicletas. O levantamento foi feito com uma amostra de 731 consumidores das cidades de São Paulo, Salvador e Porto Alegre.

A pesquisa faz ainda um comparativo de 2010 com 2006, e aponta que as mulheres ampliaram sua participação nas decisões de compra por meio de consórcios, especialmente para os eletroeletrônicos (elevação de 105%), caminhões (92,9%) e imóveis (70,8%).

A Abac informou que as vendas de novos consórcios, no primeiro bimestre de 2011, cresceram 10,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 335 mil novas aquisições nos dois primeiros meses de 2011 contra 304 mil de 2010.

O número de participantes ativos cresceu 7,6%, subindo de 3,80 milhões (primeiro bimestre de 2010) para 4,09 milhões (2011). No mesmo período, as contemplações também mostraram crescimento. Subiram de 160,3 mil, acumuladas nos dois primeiros meses do ano passado, para 167,5 mil, com alta de 4,5%.

 

Edição: Aécio Amado