Diversidade na programação leva público variado à Virada Cultural de São Paulo

17/04/2011 - 18h36

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – As diferentes atrações da Virada Cultural de São Paulo levaram um público variado para o evento. Os mais de 3 mil artistas que se apresentaram em 15 palcos e sete pistas espalhados pelo centro da capital paulista conseguiram reunir pessoas com os mais diversos gostos e interesses durante as 24 horas da maior festa de rua paulistana.

Dos jovens, que formaram a maioria durante os shows da madrugada, aos mais velhos, que aproveitaram a manhã de domingo para prestigiar músicos e comediantes, todos parecem ter encontrado, na extensa programação, uma atração interessante. Não é por acaso, portanto, que a sétima edição da Virada Cultural deve ter público recorde de mais de 4 milhões de pessoas, segundo estimativa dos organizadores.

A estudante Juliana Rodrigues é uma dentre esses milhões. Esta manhã, saiu cedo da região leste da cidade fantasiada de personagem de uma história em quadrinhos japonesa para participar da Virada. Ela e dois amigos se juntaram a outros praticantes de cosplay, atividade na qual as pessoas se vestem de personagens de jogos de videogame ou gibis, e desfilaram pelo Vale do Anhangabaú.

“O evento é legal. Tem uma programação interessante”, afirmou à Agência Brasil, antes de participar do desfile. “Depois, quero ver se ainda vejo algum show. Tomara que dê tempo”, completou.

Já o professor e arquiteto Anníbal Montaldi aproveitou por mais tempo o evento cultural. No sábado, assistiu a shows das 18h às 23h. Domingo, voltou ao centro acompanhado da sobrinha e seu sobrinho-neto, ainda bebê, para ver alguns espetáculos de dança e exposições. “Vou ficar até quando ele aguentar”, disse o professor, apontando para a criança no colo da mãe.

O casal Lucia e Pedro deu sua já tradicional "passadinha" pela festa. Chegarem no domingo cedo, quando o movimento de pessoas é menor, e foram embora antes que a tarde começasse para evitar tumultos. “A gente sempre vem neste horário, que é o mais tranquilo”, disse o vendedor Pedro Ferreira, quando os dois estavam encerrando seu passeio pelos locais de show da festa.

A esposa de Pedro, Lucia Zmekhol, disse que achou a Virada Cultural deste ano mais limpa que as de anos anteriores. Disse também que gostou muita da festa, em especial, dos números circenses a e da programação sobre os Beatles montada para esta edição. “Muito bom”, resumiu.

 

Edição: Aécio Amado